Escolha sua Vaga Ecovaga e Ajude o Meio Ambiente

admin 1 de junho de 2017 Nenhum comentário

Escolha sua Vaga Ecovaga e Ajude o Meio Ambiente

Meio Ambiente Juntos 

Feira em sua Inauguração para cada carro exposto na EcoVaga

Uma árvore será plantada em São José dos Campos

A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta.

Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e v reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados “espaços verdes”.

As florestas são apelidadas de “pulmão do mundo”, e não é a toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese – processo de produção de oxigênio a partir da absorvição de dióxido de carbono (CO2). No Brasil, o dia da árvore e florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta Amazônica.ip

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente em Portugal a 21 de Março.
A comemoração do Dia Mundial da Árvore começou a 10 de Abril de 1872, em Nebraska City, Estados Unidos da América. O seu mentor foi o jornalista Julius Sterling Morton, Secretário da Agricultura do presidente Grover Cleveland, que incentivou a plantação de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Muitos países adoptaram esta iniciativa, tendo a primeira “Festa da Árvore” sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.

Em Dezembro de 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza.

A Festa da Árvore transformou-se na Festa da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o “Dia Mundial da Floresta” com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

O primeiro “Dia Mundial da Floresta” celebrou-se em Portugal em 1974, tendo sido escolhida a data de 21 de Março, o primeiro dia de primavera, à semelhança de muitos outros países do hemisfério norte.

Em 30 de Novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de Março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações deste Dia Internacional.

Tags :